RETROSPECTIVA
Editorial de Cláudia B. S. Pacheco, publicado na Revista de Psicanálise Integral nº 31.
Caros Leitores, há 47 anos publicamos o primeiro número da Revista de Psicanálise Integral. Revendo hoje esse precioso exemplar, pude perceber o quanto a escola científica de Norberto Keppe cresceu em descobertas, aplicações e em divulgação em âmbito nacional e internacional.
O caráter de interdisciplinaridade dessa ciência facilita a abrangência e a difusão de seus benefícios aos campos não só da psicoterapia, mas também da psicossomática, educação, economia e trabalho, da filosofia, artes, metafísica, física e ciências em geral.
Revolução da medicina psicossomática: As descobertas científicas de Norberto Keppe
Nesse número da Revista, como nos anteriores, os leitores poderão observar essa ampla variedade de aplicações.
Tendo iniciado nos anos 60 sua atividade terapêutica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ali Keppe fundou o primeiro Centro de Estudos de Medicina Psicossomática. Logo publicou as suas pesquisas, realizadas em Viena, no livro A Medicina da Alma – do qual transcrevemos um capítulo nesta revista.
Notem os leitores a enorme evolução que Keppe provocou nesse campo: do início dos anos 60, quando começou o seu trabalho de prevenção e cura das doenças pela psicoterapia, até os dias de hoje, houve uma total transformação na mentalidade dos profissionais da área da saúde, do povo e dos meios de comunicação.
O papel da consciência na cura
Atualmente, não existe ninguém que possa, em sã consciência, negar a influência absoluta da vida psíquica na nossa saúde, nas doenças e no seu tratamento.
Keppe é visto por muitos como um inovador por excelência; um revolucionário no campo do conhecimento; uma ponta de lança nas derrubadas de barreiras à evolução do gênero humano.
É chegada a hora do justo reconhecimento, na esfera maciça das estruturas do poder social, da enorme contribuição que esse cientista e filósofo vem trazendo à civilização.
Somente a inveja poderia motivar tanta demora para que isso ocorresse.
Acesse o conteúdo integral desta e de outras edições da Revista de Psicanálise Integral através do: fatrinossasenhora.edu.br/biblioteca/revista-de-psicanalise-integral/
Para adquirir em versão impressa ou online (PDF):
www.editoraproton.com.br
Jornal STOP ED. 118
#MedicinaDaAlma #PsicanáliseIntegral #NorbertoKeppe #SaúdePsíquica #Psicossomática #CiênciaTrilógica