english

Visite nossas redes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]“A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo”.

No seu livro Sociopatologia, Norberto R. Keppe cita Ernst Fischer, em frase que explica duas coisas básicas sobre o papel da arte na vida do ser humano: uma é para conhecer o mundo, outra é para mudá-lo.

A professora de arte pede a sua aluna que desenhe a árvore que está em frente de sua casa.  Ela responde “Ai, professora! Não me lembro como ela é!”

No próximo domingo, ela pega um bloco de papel e lápis e vai desenhar a árvore. Ela fica chocada, como não tinha “visto” a árvore, mesmo

que passasse diariamente várias vezes por ela. Ela fica entusiasmada ao perceber toda a riqueza das cores e formas das folhas.

Agora ela tem um relacionamento com a árvore, a alegria de encontrá-la diariamente, e este sentimento se aprofunda para o amor verdadeiro.

Durante esta simples ação ela percebeu dois fatores que Ernst Fischer relatou: “o homem se torna capaz de conhecer e mudar o mundo”.

A pessoa que pratica a arte, vai ter um tipo de renascimento em sua capacidade de ver.  Ela vai mudar e com esta mudança, vai alterar os relacionamentos dela e também o mundo em sua volta. Então, arte tem o poder para mudar o mundo. Esse é o poder da arte.

Em grego, a palavra estética significa perceber.

Keppe escreve no seu livro Sociopatologia (p.89) que “A estética é o fundamento de toda a civilização”.

A estética, a capacidade de perceber, é o fundamento da civilização.

“A estética não é só enfeite, não é algo que existe ao lado da vida, mas é o seu próprio fundamento; estou tentando mostrar como a arte tem de ser introduzida na estrutura psicossocial para que finalmente vivamos a realidade” (Sociopatologia p.111).

E por causa disso é importante para que tenhamos alguma atividade artística.

Por Päivi Tiura

Finlandesa formada na Universidade de Art and Design, Helsinki (Finlândia). Figurinista no teatro e cinema na Europa e nos EUA (Los Angeles, Hollywood). Professora de inglês, finlandês e pintura em aquarela.

Curso de aquarela

Centro de Línguas, Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco, Unidade Augusta

Rua Augusta 2676 – Térreo – São Paulo – SP
11 3063 – 3730
augusta@keppepacheco.edu.br

Instagram: aquarela_terapeutica

keppepacheco.edu.br/aquarela-terapeutica[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress