english

Visite nossas redes

Publicado Por O Progresso em

José Ortiz de Camargo Neto *

Um motor magnético de aplicação universal, produzido em Cambuquira (MG), sob os auspícios da Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco, é a mais inovadora e eficiente tecnologia da atualidade para motores.

Benéfico à saúde, devido ao magnetismo que espalha no ambiente, utiliza o mínimo de eletricidade da rede, baterias ou painéis solares, economizando até 90% do uso de energia. Pode ser aplicado em qualquer engenho, e hoje é usado em ventiladores de teto, pedestal, parede e mesa.

Prêmios internacionais

A Tecnologia Keppe Motor já recebeu cinco prêmios internacionais. O primeiro foi em 2015, quando recebeu os prêmios máximos em Inovação Tecnológica e Eficiência Energética na maior feira de eletrônicos do mundo – a “Hong Kong Eletronics Fair”.

Essa feira atrai todo ano os líderes da indústria, marcas globais e inovações, com 3.500 expositores e 64 mil participantes de 151 países e regiões.

O quinto prêmio, e mais recente, veio da Inglaterra. Foi   concedido pela revista britânica “Corporate Vision (CV Magazine)”, na categoria “Pioneiros em Tecnologia de Motores com Eficiência Energética 2019” (Leading Pioneers in Energy-Efficient Motor Technology 2019).

Econômico

Seu primeiro produto industrializado, em 2014, foi um ventilador de teto (Keppe Motor Universe turbo), que, de acordo com as tabelas de eficiência energética InMetro Procel, se mostrou “90% mais econômico do que os 544 modelos disponíveis no mercado brasileiro”.

Publicação do programa de etiquetagem Inmetro – Procel classificou então os ventiladores de teto Keppe Motor Universe com o Selo A de Eficiência Energética, como os mais eficientes e econômicos do Brasil em sua categoria.

Nova física

A Tecnologia Keppe Motor foi desenvolvida com base na Nova Física do cientista austríaco-brasileiro Norberto Keppe, que orientou passo a passo os engenheiros César Soós, Alexandre Frascari e Roberto Frascari na montagem dos motores.

Os testes e pesquisas de Keppe e engenheiros duraram 11 anos, de 1997 a 2008, quando o primeiro motor foi montado por Soós na garagem do Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira.

Hoje, ventiladores de mesa, parede e pedestal, com igual eficiência energética, são produzidos artesanalmente na cidade de Cambuquira, sob supervisão dos próprios engenheiros mencionados e do autor da Nova Física.

Há protótipos para outros produtos, como bombas d’água e aparadores de grama, capazes de funcionar alimentados com painéis solares, em regiões inóspitas ou sem eletricidade.

Projeto social

A fábrica artesanal faz parte de um projeto maior. Em 2004, Norberto Keppe e sua assistente, Cláudia Bernhardt Pacheco, fundadora da Associação STOP a Destruição do Mundo em Paris, em 1992, criaram, a pedido de moradores locais, um projeto de recuperação da cidade de Cambuquira.

Desse projeto resultou a construção da sede da Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco nessa cidade do sul de Minas, assim como a fábrica artesanal de motores.

As características inovadoras de funcionamento do Keppe Motor fazem com que ele seja totalmente diferente de qualquer outro tipo de motor existente no mercado.

Por exemplo, como se sabe, o motor elétrico é um aparelho que converte energia elétrica em energia mecânica. Já o Keppe Motor utiliza quantidade ínfima de energia elétrica e 70%, 80%, ou mais de energia magnética, captada do espaço, chamada de Energia Escalar por Nikola Tesla, ou Energia Essencial por Keppe, para efetuar o trabalho mecânico, razão de ser tão econômico.

Desligado

Enquanto os motores elétricos AC e DC convencionais precisam ser continuamente supridos com energia elétrica para gerar o trabalho mecânico com torque e velocidade, o Keppe Motor funciona a maior parte do tempo “desligado” da rede elétrica.

Ou seja, ele recebe um pulso da eletricidade e, a partir daí, o rotor gira desligado da rede, captando nesse momento a energia escalar que se difunde pela bobina estatora e alimenta o trabalho mecânico.

Os motores elétricos convencionais funcionam com corrente alternada (CA), corrente contínua (CC), ou ambas. Já o Keppe Motor utiliza uma inovação: a “Corrente Ressonante”, baseada numa lei da física que garante eficiência máxima do sistema: a “ressonância”, como estabelece a Nova Física de Norberto Keppe.

Neste estado, um sistema físico oferece “amplitude máxima” (maior trabalho mecânico) com “mínima quantidade de energia” nele colocada.

Motor-gerador

Os motores convencionais funcionam ou como geradores ou como motores.  Já o Keppe Motor, “ao mesmo tempo que trabalha como motor gera energia, funcionando como gerador, sem perda de sua eficiência”.

Uma das maiores vantagens deste sistema é o fato de o Keppe Motor trabalhar com as bobinas frias, aliás, o maior indicativo de sua alta eficiência.

Iluminação

Por ser um motor gerador, tem um sistema de retroalimentação com a energia que gera, aumentando ainda mais sua eficiência. Com este sistema, foram obtidos em laboratório, inúmeros Keppe Motores de baixa potência com eficiência acima de 97%, todos confirmados com diversos tipos de aparelhos de medida.

Esta característica permite usar a energia gerada para cargas externas como lâmpadas LED, gerando iluminação simultânea

Matérias que podem ser consultadas no site www.keppemotor.com

  1. Prêmios recebidos; 2. Patentes (em cinco países); 3. Benefícios para a saúde do magnetismo; 4. Educação: Professor mineiro Euripes Balsanufo Alves ganha prêmio por ensinar a tecnologia Keppe Motor aos alunos.

* Jornalista, nascido em Tatuí e autor de diversos livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress