english

Visite nossas redes

A ideia de liberdade é muito sutil: a grande maioria pensa que ser livre é fazer tudo o que se quiser e, para chegar a isto, tem de ganhar bastante dinheiro. Porém, este conceito é errado porque:

1) não podemos beber água poluída, 2) comer carne estragada, 3) voar como os pássaros, 4) viver na água com os peixes.

Porém, tudo o que é bom, real e belo podemos realizar: 1) ter afeto pelo próximo, 2) dizer a verdade, 3) ajudar a humanidade, 4) ser justo; estou dizendo que somos livres só para realizar o que é bom.

Mas existe outro tipo de liberdade de grande importância, que consiste em ver os próprios erros e enganos, isto é, a prisão em que nos colocamos, a fim de que possamos sair dela; praticamente, esta é a finalidade da Trilogia Analítica.

O que é errado não existe por si e se o ser humano conseguir perceber isso, irá chegar a uma grande felicidade — pois deixará de lutar pelo que é evanescente e ilusório, passando a viver o que é real, isto é, o que é bom, bonito, desenvolvido e apropriado para o seu bem-estar. Os demônios enganaram não só nossos primeiros pais, mas eles continuam até hoje fazendo-nos de bobos e débeis mentais.

Precisamos reagir contra isso, e passar a escolher o que nos beneficia verdadeiramente, e com isso acabaremos com as doenças, as injustiças sociais, a miséria e a fome. Precisamos abrir os olhos para ver que ainda é tempo de voltar atrás e retornar ao Paraíso Terrestre, que está ao alcance de nossas mãos.

Se a pessoa age mal, evidentemente tem de perceber seu sofrimento posterior; se ela aliena tal percepção, o sofrimento aparece em outras manifestações, como as doenças. Qualquer sofrimento é consequência de uma atitude ruim, que deve ser modificada, sob pena de destruir o seu portador.

O papel do medicamento é justamente o de alienar o ser humano; por esse motivo, existe o vício de tomar psicotrópicos, em doses cada vez maiores, para esconder o sofrimento cada vez mais intenso que surge. Isto acontece no campo médico. Na vida social, precisamos ver que adulamos os doentes, os piores indivíduos que alcançam o poder, e nos tornamos joguetes em suas mãos.

A liberdade é essencial ao ser humano: sem ela, não é possível realizar nada absolutamente; todas as forças internas, psicológicas, a inteligência, os sentimentos só podem existir se tivermos liberdade. Aliás, Deus é a total liberdade, e nossa felicidade depende de conseguirmos essa semelhança com Ele, para podermos existir com todas as potencialidades que temos.

 

Norberto Keppe
Extrato do Livro A Libertação dos Povos – A Patologia do Poder

Norberto Keppe – Psicanalista, filósofo, cientista social, pedagogo e físico independente, autor de 42 livros, fundador e presidente da SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, que unificou a ciência à filosofia e teologia.

TERAPIA ONLINE para o MUNDO!

Palestras semanais / Cursos Online em diversas áreas / LIVEs interativas / Atendimento Psicanalítico

Por meio de seu corpo docente, nossa Faculdade se une a você, seus familiares e amigos, para prestar serviços de grande utilidade neste momento crucial, oferecendo apoio, informações de qualidade, esclarecimentos, conscientização e autoconhecimento. Tudo com base em mais de 50 anos de experiência e pioneirismo da Psicanálise Integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress