Visite nossas redes

O valor da atividade artística

Compartilhe:

[vc_row][vc_column][vc_column_text]“A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo”.

No seu livro Sociopatologia, Norberto R. Keppe cita Ernst Fischer, em frase que explica duas coisas básicas sobre o papel da arte na vida do ser humano: uma é para conhecer o mundo, outra é para mudá-lo.

A professora de arte pede a sua aluna que desenhe a árvore que está em frente de sua casa.  Ela responde “Ai, professora! Não me lembro como ela é!”

No próximo domingo, ela pega um bloco de papel e lápis e vai desenhar a árvore. Ela fica chocada, como não tinha “visto” a árvore, mesmo

que passasse diariamente várias vezes por ela. Ela fica entusiasmada ao perceber toda a riqueza das cores e formas das folhas.

Agora ela tem um relacionamento com a árvore, a alegria de encontrá-la diariamente, e este sentimento se aprofunda para o amor verdadeiro.

Durante esta simples ação ela percebeu dois fatores que Ernst Fischer relatou: “o homem se torna capaz de conhecer e mudar o mundo”.

A pessoa que pratica a arte, vai ter um tipo de renascimento em sua capacidade de ver.  Ela vai mudar e com esta mudança, vai alterar os relacionamentos dela e também o mundo em sua volta. Então, arte tem o poder para mudar o mundo. Esse é o poder da arte.

Em grego, a palavra estética significa perceber.

Keppe escreve no seu livro Sociopatologia (p.89) que “A estética é o fundamento de toda a civilização”.

A estética, a capacidade de perceber, é o fundamento da civilização.

“A estética não é só enfeite, não é algo que existe ao lado da vida, mas é o seu próprio fundamento; estou tentando mostrar como a arte tem de ser introduzida na estrutura psicossocial para que finalmente vivamos a realidade” (Sociopatologia p.111).

E por causa disso é importante para que tenhamos alguma atividade artística.

Por Päivi Tiura

Finlandesa formada na Universidade de Art and Design, Helsinki (Finlândia). Figurinista no teatro e cinema na Europa e nos EUA (Los Angeles, Hollywood). Professora de inglês, finlandês e pintura em aquarela.

Curso de aquarela

Centro de Línguas, Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco, Unidade Augusta

Rua Augusta 2676 – Térreo – São Paulo – SP
11 3063 – 3730
augusta@keppepacheco.edu.br

Instagram: aquarela_terapeutica

keppepacheco.edu.br/aquarela-terapeutica[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Receba nossas novidades e conteúdo de qualidade:

Eventos:

Relacionadas

Cursos 100% Online

curso online De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógicaurso online De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógica

De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógica

Curso baseado no livro homônimo, de autoria da psicanalista Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco, em linguagem simples, trata de assuntos ligados à nossa saúde e qualidade de vida.

curso online ABC da Trilogia Analítica – Psicanálise Integral

ABC da Trilogia Analítica – Psicanálise Integral

Compreenda as bases da ciência trilógica em linguagem simples e acessível: aprenda sobre as causas, as inter-relações entre as doenças físicas e psíquicas. Videoaulas + material complementar com Cláudia Bernhardt S. Pacheco.

curso online Fundamentos da Mediação Psicossocio-integrativa

Fundamentos da Mediação Psicossocio-integrativa

Curso online sobre Mediação Psicossocio-Integrativa: conheça o Método Psicossocioterapêutico e aprimore sua atuação na mediação de conflitos com base na Trilogia Analítica.

curso online A Energia Curativa das Artes – A Alma da Sociedade

A Energia Curativa das Artes – A Alma da Sociedade

Conheça os segredos da transcendência artística através dos séculos e familiarize-se com o mundo das artes e suas aplicações nos relacionamentos pessoal e social. Videoaulas com Gilbert Gambucci.

curso online ENERGÉTICA: Ciência e Espiritualidade – Parte I

ENERGÉTICA: Ciência e Espiritualidade – Parte I

Compreenda como a Ciência da Energética é aplicada em todos os campos da vida individual, familiar, profissional, social e espiritual. Videoaulas com Cláudia Bernhardt S. Pacheco e professores convidados.

curso online Inveja Própria e Alheia: Como Lidar?

Inveja Própria e Alheia: Como Lidar?

Aprenda o conceito psicanalítico profundo sobre essa emoção tão presente e tão escondida, e como se proteger desse mal. Workshop Terapêutico gravado+ videoaula, com Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco e professores convidados.

curso online Leadership and Social Competence

Leadership and Social Competence

Be a True Leader - This course will help us understand the multiple factors that both help us be great leaders, and even more importantly, get in the way of effective leadership

Espiritopatologia no Cotidiano

Compreenda como os seres espirituais atuam no cotidiano das pessoas e da sociedade. Videoaulas com Cláudia Bernhardt S. Pacheco e Sidnei Castro.

plugins premium WordPress