Conserve os Seus Dentes Naturais
Heloísa Coelho, dentista e professora de Psicossomática da FATRI
O fator psíquico é a causa principal das cáries dentárias e das doenças dos tecidos que envolvem o dente (gengiva, ligamento e osso). Periodonto: peri = em volta de; donto= dente.
A fase inicial da doença periodontal é a gengivite (inflamação da gengiva) que tem como principal sinal o sangramento fácil. Na maioria dos casos, a gengivite é causada por uma inadequada higiene bucal e/ou pelo estresse emocional.
Se a gengivite não for tratada, pode evoluir para a periodontite, onde o osso ao redor dos dentes começa a ser afetado. Na periodontite avançada, os dentes ficam “soltos” e podem cair. Pesquisas revelam a relação entre o estresse psíquico e as doenças periodontais.
A limpeza profissional e a adequada higiene bucal, aliadas ao controle do estresse, são fundamentais para a prevenção e tratamento das doenças periodontais.
“A Doença do Ser Humano Está na Resistência à Consciência” (1)
O principal fator para gerenciar o estresse é a consciência, que tem enorme poder energético preventivo e curativo. Toda vez que o ser humano conscientiza suas emoções negativas (raiva, medo, inveja) e seus problemas psicossociais, ele consegue aumentar a imunidade e estabilizar sua saúde física.
*(1) KEPPE, A Origem das Enfermidades, 2000
Heloísa Coelho
CRO-SP 27.357
Av. Rebouças, 3887 (atrás Shop. Eldorado)
Tel: (11) 3814-0130
11 9 1180 2488
Jornal STOP ED. 117