english

Visite nossas redes

Heloísa Coelho, dentista e professora de Psicossomática das Faculdades Trilógicas (FATRI)

Os dentes podem ter rachaduras de vários níveis; nos casos mais graves, eles se dividem em duas partes. Mesmo assim, dependendo do caso, essas partes são aproveitadas.

Vamos, aqui, analisar as fraturas dentárias causadas durante a mastigação, ou pelo bruxismo (ranger ou apertar os dentes). Dentes com restaurações grandes são os mais propícios a sofrer fratura, mormente quando eles têm tratamento de canal.

O que causa fratura dentária? Mastigar algo muito duro, por acidente ou não (pedrinha, pedaço de osso, caroço de azeitona) e o vício de mastigar alimentos duros (balas, milho de pipoca, amendoim tipo japonês, pedra de gelo, granola seca, sementes etc.). Estados emocionais como a ansiedade, o medo e a raiva causam aumento da atividade dos músculos mastigatórios e, consequentemente, tensão muscular.

Por isso, aqueles que mais fraturam os dentes são os que gostam muito de mastigar alimentos duros e têm bruxismo. São pessoas muito tensas que procuram descarregar suas tensões na boca.

Não podemos controlar toda a realidade, mas podemos aprender a lidar com a nossa. Conscientizar nossas emoções negativas (raiva, medo, inveja) fortalece a nossa imunidade para enfrentarmos desafios cada vez mais presentes.

Conserve Seus Dentes Naturais
Heloísa Coelho – CRO-SP 27.357

Av. Rebouças, 3887 (atrás Shop. Eldorado)
Tel: (11) 3814-2159 / 9 8107 4743

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress