Cláudia B. S. Pacheco*
Richard Jones**
Extrato do livro Deus Hoje Fé, Consciência, Humanidade
Pacheco: A sociedade está num beco sem saída. Todos os campos do conhecimento, a humanidade,
a sociedade, a civilização estão encolhendo porque não entendemos a inversão da humanidade. A novidade que Keppe traz é o conceito de que todas as disciplinas, todos os empreendimentos, sofrem de restrições decorrentes de nossa psicopatologia. Se quisermos que a civilização continue, se quisermos impedir sua destruição causada por nossas atitudes suicidas, precisamos abordar o problema da inversão, que é psicológico, um problema que temos, mas do qual não temos consciência.
Jones: Você tem um exemplo prático de inversão que possa nos ajudar a entender um pouco melhor
esse conceito?
Pacheco: Um exemplo é a área da medicina: médicos, psiquiatras, psicólogos, todos eles veem os problemas vindos de sintomas físicos do corpo ou da sociedade em geral.
Eles não veem o problema principal, que tem origem em nossa vida psicológica, transcendental, e é a vida interior invisível das pessoas.
Todas as doenças provêm do nosso interior, de nossa vida interior e são de origem psicológica. Os
seres humanos não têm abordado a psicopatologia adequadamente.
Embora Freud tenha sido um gênio na metodologia, cometeu um grande erro em sua teoria. Ele viu a fonte da neurose e da psicose como provenientes de problemas sexuais. No entanto, problemas sexuais estão mais ligados aos instintos do nosso corpo, e não ao que podemos chamar de alma da humanidade. É nesses aspectos psicológicos, espirituais que os problemas se relacionam com a inversão subjacente, em aspectos como inveja, narcisismo e egocentrismo.
Precisamos reconhecer que a humanidade está doente. Individualmente os seres humanos estão doentes, mas não por causa do corpo.
O corpo sofre as consequências da inversão psicológica que a pessoa faz no espírito invisível. A humanidade não está propensa a abordar, ou a admitir sua própria psicopatologia. Essa nova ciência que Keppe desenvolveu é uma patologia psicossocial e até uma ecologia psicossocial. Por que poluímos tanto?
Por que maltratamos a natureza e a criação, que é o maior presente que recebemos? A Terra é um presente da vida. Por que a maltratamos?
Por que não nos importamos? Por que não a tratamos como o melhor presente, uma dádiva de enorme riqueza? Não fazemos isso; destruímos tudo. Isso é inversão.
*Psicanalista e escritora, com 13 livros publicados. Vice-presidente da SITA, presidente e fundadora da Associação Keppe & Pacheco e do Projeto STOP a Destruição do Mundo, Diretora das Faculdades Trilógicas.
**Psicanalista, radialista premiado e professor das Faculdades Trilógicas.
Cursos Terapêuticos de Pós-graduação
GESTÃO DE CONFLITOS
As pessoas enfrentam hoje muitos desafios nos relacionamentos e trabalho. Saiba como agir com mais equilíbrio, com o Curso de Pós-graduação em Gestão de Conflitos – A Terapia Psicossocial de Norberto Keppe. O Curso inclui Oficinas Terapêuticas semanais.
Alguns dos cientistas, teólogos e pensadores estudados no curso de Gestão de Conflitos:
OUTROS CURSOS
• Psicossomática Integral: a Medicina Energética
• O Divino nas Artes – Restaurando o Equilíbrio Psicossocial
• Pedagogia Trilógica: Educação e Conscientização
• Ciência da Energética e Tecnologia de Motores Ressonantes-Keppe Motors